Desfiada ou cacheada: veja como cortar as baby bangs
As baby bangs emolduram o rosto, dão um ar dramático e podem ser o próximo desejo de quem quer trazer uma visão moderninha para o visual. Elencamos tudo o que você precisa saber antes de passar a tesoura na franja e adotar de vez as baby bangs!
Baby bangs x Curtain bangs
As franjas são unanimidade quando o assunto é trazer variação, sem mudanças drásticas, já que elas não mexem com comprimento ou cor dos fios. As curtain bangs tomaram por assalto as cadeiras dos cabeleireiros, mas existem diferenças claras entre este e o estilo de corte das baby bangs, como explica o cabeleireiro Willy Morales:
- Comprimento dos fios: “baby bangs são as franjas bem curtinhas! Quando faço as franjas menores, eu gosto de desfiá-las, em um caminho ultra-curto, como as pin up”;
- Repartição da raiz: “as curtain bangs são essas repartidas ao meio, geralmente chamadas de ”cortininha””;
- Moldura do rosto: as curtain bangs geralmente seguem com uma assimetria, com o centro mais curto e as laterais alongadas. Já as baby bangs, na maioria das vezes, são cortadas mais simetricamente.
Franja: cortar ou não cortar?
As franjas podem virar dilema, especialmente quando se fala em formato de rosto e textura de cabelo. Mas, Willy garante que as franjas são possíveis, seja qual for seu rosto ou tipo de fio, com pequenos detalhes favorecendo ainda mais os aspectos naturais. “Gosto de fazer as franjas com navalha ou tesoura, em qualquer textura, sejam os cabelos cacheados, crespos ou lisos”.
Assimetria
A franja reta pode não ficar tão legal para todos os formatos de rosto, por isso atenção às dicas do expert! “Os que possuem a sobrancelha bem expressiva podem ficar melhor com este tipo de corte. Já a desfiada, é curinga e combina com todos os formatos de rosto. A franja assimétrica passa do limite do desfiado e o perímetro da franja é totalmente diferente: uma parte é curta, a outra é curtíssima e a outra mais longa”
Textura do fio
Atenção ao refrão: todas as texturas de cabelo podem adotar franja, seja ela crespa, lisa ou cacheada. A única diferença está no comprimento para favorecer o toque natural do cabelo e a maneira de cortá-lo, como explica o hair stylist.
“Aqui, eu prefiro fazer o corte seco já que, para as baby bangs cacheadas, a curvatura pode encurtar ainda mais a franja e dar alteração no resultado final. Com o corte seco, posso dar o design que eu quiser para o fio ondulado. Caso o cacho seja bem largo, o corte é feito antes da primeira curva, então o comprimento fica quase liso”, explica Willy.
Oleosidade
A oleosidade, no entanto, pode ser um dos únicos impedimentos ou entraves para quem quer se jogar nas baby bangs de vez! Willy explica que, a depender do nível de oleosidade da testa, geralmente não se recomenda a franja. Já que, para quem possui tendência à oleosidade ou transpiração acentuada, a franja corre o risco de precisar de manutenção demais”.
Shampoos à seco e pós modeladores podem ser alternativas, mas também é necessário levar em conta a saúde da pele da testa, que pode ficar invariavelmente mais oleosa e com tendência ao aparecimento de acnes e cravos.
Manutenção
Como a baby bang é uma franja mais curta, o tempo entre uma manutenção e outra é reduzido, caso o desejo seja por alinhamento e conservação do comprimento hiper-curto. “De 15 a 20 dias é o período ideal, já que antes disso há o risco de tirar o comprimento e deixar a franja curta demais”, finaliza contando Willy.
Fonte: Beleza na Web